Entenda como funciona a integração da SM Click com o sistema COBRE FÁCIL.
Funcionamento #
A integração nativa entre a SM Click e o Cobre Fácil é para realizar o envio de cobranças das mensalidades de forma automática pelo WhatsApp.
É possível configurar os dias da semana que irá ocorrer e a data, porém recomendamos que seja enviado em dias úteis (segunda a sexta-feira) e em horário comercial (a partir das 08h até às 17h).
Requisitos #
Para criar uma integração com o Cobre Fácil é necessário que você tenha pelo menos uma instância na SM Click para realizar o envio das mensagens. Lembrando que a instância fica disponível no plano Gamma ou adquirindo-a separadamente no gerenciamento da assinatura.
Além disso, é necessário informar o seu app_id
e secret
, esses dados estão disponíveis no painel de sua conta.
Regras do Envio #
Durante o processo de criação da integração, você irá configurar quantos dias antes ou depois do vencimento do boleto que será o critério para enviar a mensagem com sua respectiva cobrança. Os dias são definidos a partir de números inteiros (-3, -2, -1, 0, 1, 2, 3) e são calculados a partir da diferença do dia atual (horário de Brasília) e o dia do vencimento do boleto.
Exemplificando, se você configurar a integração para enviar as notificações em (-3, 0, 3), as mensagens serão enviadas para os clientes 3 dias antes do vencimento, no dia do vencimento e 3 dias após o vencimento, respectivamente.
A mensagem pode ser configurada da forma que desejar e pode-se utilizar algumas palavras chaves para preencher a mensagem de forma automática.
Palavras Chaves #
No Cobre Fácil, você poderá enviar as respectivas chaves na mensagem:
- {valor}: representa o valor, em reais, da cobrança.
- {dataVencimento}: representa o dia do vencimento da cobrança, no padrão DD/MM/YYYY.
- {description}: representa a descrição do produto cobrado no boleto.
- {codigoBarras}: representa o código de barras do boleto.
- {codigoPix}: representa o código pix para pagamento.
- {linkBoleto}: representa o link de pagamento do boleto.
- {nome}: representa o nome do cliente cadastrado no Cobre Fácil.
- {email}: representa o e-mail do cliente cadastrado no Cobre Fácil.
- {celular}: representa o número do celular do cliente cadastrado no Cobre Fácil.