Criar perfil pessoal. #
- Acesso o site do Facebook, clique Aqui.
- Clique no botão Criar Conta.
- Insira os dados e clique no botão Cadastre-se.
Criar uma Página Pública. #
- Acesse o Link para criar uma página. Clique Aqui.
- Clique em Criar novo perfil ou Página.
- Escolha a opção Página pública.
- Insira os dados da empresa.
Criar um portfólio empresarial. #
- Acesse a página Home (Meta business Suite). Clique Aqui.
- No menu lateral escolha a opção Crie um portfólio empresarial.
- Insira os dados para criar um portfólio.
Obs. Insira um e-mail válido nessa etapa, pois será necessário fazer a verificação.
Vincular sua Página ao Portfólio Empresarial. #
- Após finalizar a criação do portfólio, escolha a página publica.
- Clique no botão Confirmar para reivindicar a página.
Verificação da Empresa – Parte 01. #
- Acesse as configurações do Negócio. Clique Aqui.
- No menu lateral escolha a opção, informações da Empresa.
- Na sessão, detalhes da empresa. Clique no botão Editar.
- Insira os dados da empresa.
Obs. Informe os dados exatamente como está no cadastro nacional de pessoa jurídica.
CNPJ da empresa no Website. #
- Colocar o CNPJ informado no Facebook no seu Website.
Obs. Durante o processo de verificação o Facebook realiza um acesso ao domínio informado e verificar o CNPJ no rodapé do website. Caso não encontre o CNPJ, a verificação não será aprovada.
Confirmação do E-mail Comercial e Autenticação de dois fatores. #
- Acesse as configurações do Negócio. Clique Aqui.
- No menu lateral escolha a opção, informações da Empresa.
- Na sessão. Opções da empresa. Selecione a opção Todos.
- Acesse a Caixa de Entrada do e-mail informado, na sessão. Minhas informações.
- Acesse o e-mail enviado pelo Facebook com o assunto “Confirme seu e-mail comercial”.
- Clique no botão, Confirmar Agora. Siga o passo a passo.
- Na página Accounts Center, escolha a opção. Senha e segurança.
- Escolha a opção. Autenticação de dois fatores.
- No popup que será aperto escolha o perfil do Facebook.
- Digite a senha de acesso ao Facebook.
- Escolha um método de verificar para finalizar essa etapa.
Obs. O método recomendado pelo Facebook é usar o Aplicativo Google Authenticator. Você pode baixar para Android e para IOS.
Configurar Forma de Pagamento #
- Acesse as configurações do Negócio. Clique Aqui.
- No menu lateral escolha a opção, Cobrança e Pagamento.
- No menu Forma de Pagamento, clique no botão Modificar Permissões.
- Confirme que seu perfil será o Editor Financeiro.
- Adicione um cartão de crédito no Portfólio empresarial.
Obs. Será obrigatório usar um cartão de crédito que aceite cobranças internacionais. Exclusivamente, a API Oficial do WhatsApp realiza a cobrança das tarifas em Dólar.
Aplicativo para a integração. #
- Acesse a plataforma para Desenvolvedores do Facebook. Clique Aqui.
- No menu escolha a opção Começar.
- Crie uma conta de Desenvolvedor.
- Realize a verificação do e-mail.
- Clique no botão Criar Aplicativo.
- Escolha o Portfólio Empresarial para vincular ao aplicativo.
- Na etapa “O que você quer que o seu app faça?“, escolha a última opção Outros.
- Tipo do aplicativo será Empresa.
- Adicione um nome ao aplicativo e escolha o Portfólio Empresarial novamente.
- Clique no botão Criar Aplicativo.
- Escolha o produto WhatsApp, clicando no botão Configurar.
Política de Privacidade. #
- No menu lateral escolha a opção. Configuração do app –> Básico.
- Insira o Link para políticas de Privacidade da sua empresa.
Obs. É obrigatório ter o Link de Políticas de Privacidade no seu domínio, o Facebook realiza um acesso a URL para verificar, caso não encontre essa URL seu aplicativo não será verificado. Página de Exemplo.
Configurar Módulo do WhatsApp #
- No menu lateral escolha a opção WhatsApp –> Configuração.
- Insira a URL de Webhook e Token de verificação disponível na plataforma SM Click.
- O Token de verificação é criado após configurar a instância da SM Click para API Oficial.
- Após inserir a URL e o Token de verificação, clique no botão, Verificar e Salvar.
Assinar Campos do Webhook. #
- Realize a assinatura em todos os campos permitidos.
- Após realizar a assinatura clique no botão, Verificar e Salvar.
- Retorne a plataforma SM Click, clique no botão TESTAR.
Usuários do Sistema. #
- Acesse as configurações do Negócio. Clique Aqui.
- No menu lateral escolha a opção, Usuário do Sistema.
- Clique no botão adicionar.
- Aceite as políticas de Não Discriminação.
- Insira um nome para o usuário do sistema.
- Na função escolha Administrador.
- Clique no botão Atribuir Ativos.
- Escolha o aplicativo criado.
- Ative a opção Controle Total.
- Clique no botão Salvar alterações.
- Clique no botão Gerar Novo Token.
- Escolha o aplicativo criado.
- Em Expiração do Token escolha a opção Nunca.
- Em permissões escolha as seguintes opções:
business_management
whatsapp_business_management
whatsapp_business_messaging
- Clique no botão Gerar token.
- Copie o token de acesso permanente e salve essa informação.
- Insira o token permanente na plataforma SM Click.
Obs. Mantenha esse token salvo em algum bloco de notas para usar sempre que necessário.
Apagar conta no aplicativo WhatsApp Messenger ou WhatsApp Business. #
Atenção: Antes de realizar essa etapa verifique se sua linha de telefone está ativa, pois será necessário receber uma Ligação ou SMS.
- No Aplicativo do celular acesse as configurações.
- Conta –> Apagar Conta.
- insira o número do WhatsApp para confirmar essa etapa.
- Selecione um motivo.
- Clique no botão Apagar Conta.
Atenção: Processo é obrigatório, não é permitido ter o número da API Oficial nos aplicativos no celular.
Conectar Número. #
- Acesse a plataforma Developer Facebook, Clique Aqui.
- Clique no aplicativo criado.
- No menu lateral acesso o módulo WhatsApp.
- Clique em Configuração da API.
- Na Etapa 5: Adicione um número de telefone, clique no botão, Adicionar Telefone.
- Crie um Perfil do WhatsApp Business.
- Insira um nome para esse perfil e escolha uma categoria.
- Adicione o número que será usado como API Oficial do WhatsApp.
- Escolha um método de verificação SMS ou Ligação.
- Clique em Avançar para receber o código de verificação.
- Após realizar a confirmação seu número será adicionado a plataforma.
Obs. Caso necessário você poderá remover o número da API Oficial e retornar ao Aplicativo. Esse processo só é permitido caso não exista nenhuma cobrança em aberto no Facebook. Após remover o número pode demorar alguns dias para ser possível adicionar o número no aplicativo novamente.
Verificação da Empresa – Parte 02. #
Após criar o aplicativo é habilitado a opção para verificar a empresa.
- Acesse as configurações do Negócio. Clique Aqui.
- No menu lateral escolha a opção, informações da Empresa.
- Na sessão, detalhes da empresa. Clique no botão Ver detalhes.
- Clique no botão, Iniciar Verificação.
- Confirme o País de registro da empresa.
- Selecione o tipo da sua empresa.
- Escolha a opção, Tem Registro, para anexar o comprovante.
- Confirme os dados da sua empresa.
- Selecione uma forma de contato para iniciar a solicitação.
- Em tipo de documento.
- Escolha Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).
- Realize o Upload do arquivo no formato PDF.
- Insira o código de confirmação.
- Clique no botão Concluir.
Obs. Esse processo de verificação da empresa pode levar até 2 dias úteis.
Configurar informações do Perfil do WhatsApp Business. #
- Acesse as configurações do Negócio. Clique Aqui.
- No menu lateral na sessão Contas, escolha a opção. Contas do WhatsApp.
- Clique na guia, configurações.
- Clique no botão Configurações de Pagamento.
- No menu lateral escola a opção Formas de Pagamento. Clique Aqui.
- Na guia. Contas do WhatsApp Business. Clique no botão. Adicionar Forma de pagamento.
- Escolha o Fuso Horário e clique em avançar.
- Na forma de pagamento, escolha a opção. Forma de Pagamento da Empresa.
- Clique no botão Definir como Padrão.
- Insira as informações da sua empresa.
- Escolha a opção. Sim, estou comprando os serviços do WhatsApp Business para fins comerciais.
OBS. Até o momento só é possível realizar o pagamento da API Oficial em Dólar, Aqui nessa etapa será preciso configurar um cartão de crédito que permita esse tipo de cobrança internacional.
Personalizar informações do Número API Oficial. #
- Acesse as configurações do Negócio. Clique Aqui.
- No menu lateral na sessão Contas, escolha a opção. Contas do WhatsApp.
- Clique na guia, configurações.
- Clique no botão Gerenciador do WhatsApp.
- No Gerenciador do WhatsApp Business, clique no nome do número.
- Após realizar as configurações desejadas, clique no botão Salvar.
OBS. Essas configurações precisam ser aprovadas pelo facebook, isso pode demorar alguns minutos, somenta após essa aprovação seus clientes poderam acessar as informações no aplicativo do WhatsApp.
Aqui também é possível solicitar o selo azul de verificação do WhatsApp. Basta clicar no botão, Enviar Solicitação e segui o passo a passo.
Finalizar Configuração na SM Click. #
- Acesse a plataforma Developer Facebook, Clique Aqui.
- Clique no aplicativo criado.
- No menu lateral acesso o módulo WhatsApp.
- Clique em Configuração da API.
- Copie a Identificação do Número de Telefone.
- Insira essa informação na SM Click no campo. ID do número de telefone.
- Copie a Identificação da conta do WhatsApp Business.
- Insira essa informação na SM Click no campo. ID da conta do WhatsApp Business.
- Insira o Token Permanente.
- Clique em Testar e depois em Concluir.
- Após concluir essa etapa você pode criar o seu primeiro Template.
Observações Finais. #
Parabéns sua API Oficial do WhatsApp está ativa e disponível para interagir com seus clientes.
Mais informações sobre a criação de Templates e como usar, assista o vídeo. Clique Aqui.
Obs. Qualquer dúvida você pode entrar em contato com o Suporte da SM Click.